quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Francisco, um papa do entusiasmo

'Francisco, um papa do entusiasmo': a JMJ acabou de começar



“Francisco, um papa do entusiasmo” será tema de um encontro-debate a ser realizado em 3 de setembro, na ilha do Oceano Índico, “Reunião”. O encontro é promovido pelo “Centro Diocesano Santo Inácio”, administrado pelos jesuítas. Os relatores do evento serão três jovens que participaram da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, realizada de 23 a 28 de julho. A Ilha da Reunião é um departamento francês no Oceano Índico, localizada à leste de Madagascar.

“A JMJ – lê-se no site da diocese – demonstrou que muitos jovens que creem encontram um novo modelo a ser seguido no jeito de ser e de dirigir-se aos outros do Papa Francisco”. “Em pouco menos de seis meses de pontificado – continua a nota – este Pontífice jesuíta criou um estilo próprio que impressiona pela sua simplicidade e pela radicalidade dos seus discursos, olhando direto nos olhos dos seus interlocutores”.

“Em função disto – explica o centro Santo Inácio – as multidões deixam-se tocar por suas palavras e cada um de nós sente-se interpelado pessoalmente; o seu entusiasmo é contagioso”! Segundo dados de 2010, a Diocese da Ilha da Reunião é formada por cerca 644 mil batizados, numa população de 806 mil pessoas. As paróquias presentes no território são 11.

Entretanto a Arquidiocese de São Paulo acolheu no último sábado, dia 24, no Colégio Marista de São Paulo, jovens peregrinos que participaram da Jornada Mundial da Juventude. O encontro teve como tema "A JMJ acabou de começar" e propôs aos jovens uma reflexão sobre tudo o que aprenderam com as palavras do papa Francisco durante o evento mundial.  Felizmente, a Jornada Mundial da Juventude deixou bons frutos. Após a realização da JMJ em julho deste ano, são várias as arqui (dioceses) que estão se mobilizando em eventos pós-JMJ. O encontro em São Paulo contou com a presença do Arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer. Bastante animados, os jovens contaram testemunhos, participaram de uma celebração eucarística e um momento de confraternização. A proposta do encontro foi manter acesa a “chama” da JMJ no coração da juventude.

Fonte: Dom Total
http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=659291

Nenhum comentário:

Postar um comentário